FAMESC realiza Workshop para docentes 2023
Seminário contou com a participação dos professores de todos os cursos da instituição
Com o objetivo de trazer capacitações para os professores, como novas temáticas, Metodologia Ativa e esclarecer mudanças na extensão curricular, a Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), realizou entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, o Workshop para docentes 2023.
O seminário que acontece todo início de ano na FAMESC, já se tornou uma tradição, onde os docentes têm a oportunidade de realizar a capacitação com as novas metodologias empregadas na aprendizagem dos alunos.
Uma novidade neste ano foi a apresentação do Workshop de forma presencial e também online, onde os professores puderam participar ativamente de toda a temática apresentada nos 3 dias, presencialmente e através do chat.
“Enfatizar a importância da pesquisa no ensino superior também é um dos temas do Workshop, assim como a realização de reuniões que aconteceram com as coordenações e colegiados de cursos, onde foram apresentadas mudanças administrativas e acadêmicas, assim como regulamentos que acontecem na instituição”, esclareceu a Assessora Acadêmica da FAMESC, Profª. Geovana Santana da Silva.
O Wokshop apresentou no 1º dia a captação e permanência de alunos, divulgado pelo setor Comercial/Marketing através do gerente, Erick Rodrigues.
Logo após foi apresentado pela secretária Acadêmica da FAMESC, Danila Ferreira Cardoso, o Sistema TOTVS, como também os procedimentos em que os docentes devem tomar na operação das planilhas, implantação de matérias, lançamentos de notas, entre outras funções.
Dando continuidade, a coordenadora Institucional de Extensão Universitária, profª. Drª. Neuza Maria de Siqueira Nunes, apresentou o tema ‘Extensão curricular’. Na ocasião a profª. Maria de Lourdes Ferreira M. de Matos, falou sobre o projeto de extensão de curso relacionado à prevenção ao suicídio, aplicado nos alunos de Medicina.
No dia 01/02, segundo dia do Workshop, a coordenadora de Pesquisa Institucional e do Comitê de Ética em Pesquisa da FAMESC, Drª. Clara Reis, falou sobre a Pesquisa Científica na formação superior e os aspectos éticos no Sistema CEP/CONEP.
Em seguida houve a palestra ‘Empreendedorismo e Inovação’, ministrada pelo SEBRAE. E logo depois aconteceu uma reunião com as coordenações de curso.
Para encerrar o Workshop, no dia 02/02, foi convidado o palestrante, Dr. Rafael de Oliveira Carvalho, que detalhou aos participantes como é a Aprendizagem Colaborativa baseada em casos. Através de uma dinâmica com os docentes, ele mostrou um caso específico de ‘Síndrome de Burnout’. Encerrando a noite, aconteceram reuniões com as coordenações de curso, para quem não compareceu no dia anterior.
“A palestra do Dr. Rafael foi de Metodologia Ativa, e ele trouxe para nós uma metodologia ativa, porque hoje sabemos que a sala de aula não é mais onde o professor fala e o aluno escuta, mas sim acontecem interações para a resolução de casos e que podem ser usadas para todos os cursos da instituição. O MEC sempre nos pede inovações e as metodologias ativas são formas de inovar o ensino”, completou a Profª. Geovana.
A boa formação do aluno é um fator primordial da FAMESC. “Hoje não basta você formar um aluno, você tem que formá-lo com espírito empreendedor assim como inseri-lo no mundo do trabalho. Temos que ter diferenciais, estar por dentro das inovações tecnológicas e isso é muito importante no perfil do profissional”, concluiu a Profª. Geovana.
___________________________
Jornalista: Esio Bellido
Reg. nº 0036792/RJ – MTb
Comunicação Famesc